Tradução e adaptação
Claudia Terra #cmdterra
Matéria publicada no site da Revista Moto Adventure
A fabricante
norte-americana de motocicletas Harley-Davidson (HOG.N) está na
disputa pela compra da
italiana Ducati e fez uma oferta
pública, potencialmente reunindo dois dos nomes mais famosos da motociclismo em
um acordo que poderá valer até 1,5 bilhão de euros (US $ 1,67 bilhão). Um
acordo com a Harley-Davidson reuniria o fabricante de motos turismo como a
Electra Glide que simboliza os USA com uma das principais fabricantes
europeias cujas motos de alto desempenho possuem uma herança de corrida
distinta ao longo da história.
A Harley-Davidson,
com sede em Milwaukee, contratou a Goldman Sachs para trabalhar no acordo,
disse uma fonte familiar com o assunto, acrescentando propostas esperadas para
julho.
A
Volkswagen, cuja divisão da Audi controla a Ducati está trabalhando com a
Evercore, uma produtora de investimentos que irá ajudá-la a financiar uma
revisão estratégica. Com base na cidade de Bolonha, no norte da Itália, a
Ducati estava na lista de fundos de capital privado KKR (KKR.N), Bain Capital e
Permira, que estão trabalhando no acordo.
A Ducati foi
lançada em 1926 , sua fábrica de Bolonha permaneceu aberta na Segunda Guerra
Mundial, apesar de ter sido alvo de vários bombardeios. Os pilotos da Ducati
ganharam o campeonato mundial da Superbike 14 vezes, com Carl Fogarty e Troy
Bayliss seus pilotos mais bem sucedidos.
A Harley-Davidson,
que comanda cerca de metade do mercado americano de motocicletas de alto desempenho, foi fundada em Milwaukee,
Wisconsin, no início do século passado, em 1903, e foi um dos dois principais fabricantes de
motocicletas americanos a sobreviver
durante a grande depressão americana. A Harley Davidson nunca teve a produção paralisada, mas teve mudança
de comando um vez,
por menos de uma década ( década
de 1970) quando passou mais da metade do controle
para a AMF, empresa que fabricava diversos produtos, porém dera
pouca atenção à qualidade no
fabrico das motos,levando
a marca quase ao fracasso, não
fosse a retomada pela família
dos fundadores, que deram novo vigor
à marca e a
fez chegar aonde
ela está agora. Este
ano a Harley celebra 115 anos
de existência ativa e continua
sendo uma maquina de desejo
para muitos em centenas de
países. A icônica marca
ainda domina o sonho
de muitos pelo planeta.
Mas a Harley
não esta sozinha
e a demanda por motocicletas da marca
esta dividida entre os rivais do grupo
baby boom, como a fabricante Indian, as
japonesas Honda e Suzuki que têm
oferecido melhores descontos aos clientes, nos
modelos de alto desempenho.
Os poderosos
sindicatos da Volkswagen, que controlam a metade dos assentos no conselho de
supervisão de 20 fabricantes de automóveis, ratificaram sua oposição à venda do
fabricante italiano de motocicletas."A Ducati é uma jóia, cuja venda não é
apoiada pelos representantes trabalhistas no conselho de supervisão da
Volkswagen", disse a assessoria do conselho de empresas do grupo VW.
A Evercore
enviou pacotes de informações para vários pretendentes potenciais, incluindo o
proprietário anterior da Ducati Investindustrial. A Investindustrial comprou
uma participação na Ducati antes da crise financeira, assumindo o controle da
empresa antes de vendê-la à Audi em 2012.
Agora
procura competir com as empresas de capital privado de peso pesado e os grandes
players da indústria para recuperar o controle. Volkswagen, Audi,
Harley-Davidson, KKR e Bain Capital se recusaram a comentar. Bajaj,
Investindustrial e Permira não estavam imediatamente disponíveis. A Volkswagen,
maior fabricante de automóveis da Europa, procura avançar para além de um
escândalo de enganação e enxertia que manchou sua imagem, deixando-a a frente a
bilhões de euros em multas e assentamentos. Um acordo bem sucedido para a
Ducati, que no ano passado registrou receita de 593 milhões de euros. A
Volkswagen disse, em junho, que analisaria seu portfólio de ativos e marcas,
reavivando a especulação entre os analistas de que as empresas "não
essenciais" poderiam ser colocadas à venda.
A Volkswagen
espera aumentar entre 1,4 bilhões e 1,5 bilhão de euros da venda da Ducati, avaliado
em 14a 15 vezes o lucro ante aos juros, impostos, depreciação e amortização
(EBITDA) de cerca de 100 milhões de euros, disseram as fontes.
O fabricante
de automóveis alemão quer uma avaliação que reflita os múltiplos de troca de
ativos similares na indústria automotiva, como o fabricante de automóveis
italiano Ferrari (RACE.MI) que comercializa quase 30 vezes seus ganhos.
No entanto,
talvez seja necessário comprometer o preço, uma vez que alguns dos concorrentes
teriam dificuldade em pagar até 1,5 bilhão de euros para a Ducati. As
expectativas de preços já se mostraram desafiadoras para alguns jogadores da
indústria que recentemente decidiram contra a licitação.
A Indian, Hero MotoCorp (HROM.NS) e sua rival TVS Motor
Company (TVSM.NS) inicialmente manifestaram interesse na Ducati, mas foram
adiadas pelo preço e decidiram se afastar. O mesmo fizeram a BMW (BMWG.DE) e os fabricantes de
motocicletas japonesas Honda (7267.T) e a Suzuki (7269.T), que também decidiram contra a licitação para a
Ducati, disseram fontes próximas à agencia Reuters. A assessoria da BMW confirmou que a empresa
alemã não estava interessada em Ducati, enquanto a Indian e TVS não estavam disponíveis
para comentar.
Outra fonte
próxima à Volkswagen disse que a venda da Ducati pode não ser finalizada antes
do salão anual de motocicleta, EICMA, em Milão, que acontece em meados de novembro, já que a
Volkswagen quer encontrar o comprador certo e o processo de vendas pode
demorar.
A Indian é
outro clássico americano, também a centenária marca esta de volta após
muitas paradas e trocas de
comando na fabricação,
atualmente sob o comando da
Polaris, que resgatou a
marca do esquecimento com muito tecnologia e estilo. Originalmente a Indian
foi produzida de 1901 a 1953, em Springfield, Massachusetts ,
Estados Unidos. Hendee Manufacturing Company produziu inicialmente as
motocicletas, mas o nome foi alterado para a Indian Motocycle Manufacturing
Company em 1928. Em 2011, a Polaris
Industries comprou Indian Motorcycles e mudou as operações da Carolina do Norte
e as fundiu em suas instalações existentes em Minnesota e Iowa . Em agosto de 2013 a Polaris colocou de volta no mercado várias motocicletas Indians modernas, que
refletem o estilo tradicional da marca.
A
história da venda da
Ducati esta só começando.
Link
matéria original http://www.speeddirection.com/harley-davidson-enters-race-buy-ducati/
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