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quarta-feira, 28 de junho de 2017

Ducati à venda! A americana Harley Davidson e outras grandes marcas se apresentam para comprar a fabricante italiana



 Tradução e   adaptação   Claudia Terra  #cmdterra 
Matéria  publicada  no site   da Revista  Moto  Adventure
A fabricante norte-americana de motocicletas Harley-Davidson (HOG.N) está  na  disputa pela  compra  da  italiana   Ducati e fez uma oferta pública, potencialmente reunindo dois dos nomes mais famosos da motociclismo em um acordo que poderá valer até 1,5 bilhão de euros (US $ 1,67 bilhão). Um acordo com a Harley-Davidson reuniria o fabricante de motos turismo como a Electra Glide que simboliza   os  USA com uma das principais fabricantes europeias cujas motos de alto desempenho possuem uma herança de corrida distinta ao longo  da história.
A Harley-Davidson, com sede em Milwaukee, contratou a Goldman Sachs para trabalhar no acordo, disse uma fonte familiar com o assunto, acrescentando propostas esperadas para julho.
A Volkswagen, cuja divisão da Audi controla a Ducati está trabalhando com a Evercore, uma produtora de investimentos que irá ajudá-la a financiar uma revisão estratégica. Com base na cidade de Bolonha, no norte da Itália, a Ducati estava na lista de fundos de capital privado KKR (KKR.N), Bain Capital e Permira, que estão trabalhando no acordo.
A Ducati foi lançada em 1926 , sua fábrica de Bolonha permaneceu aberta na Segunda Guerra Mundial, apesar de ter sido alvo de vários bombardeios. Os pilotos da Ducati ganharam o campeonato mundial da Superbike 14 vezes, com Carl Fogarty e Troy Bayliss seus pilotos mais bem sucedidos.


A Harley-Davidson, que comanda cerca de metade do mercado americano de motocicletas  de alto desempenho, foi fundada em Milwaukee, Wisconsin, no início do século passado, em 1903,  e foi um dos dois principais fabricantes de motocicletas americanos a sobreviver  durante a grande depressão americana. A Harley  Davidson nunca teve  a produção paralisada, mas teve  mudança  de comando  um  vez,  por  menos  de uma década (  década  de 1970)   quando  passou mais da metade  do controle  para a  AMF, empresa  que fabricava diversos produtos, porém dera pouca atenção à qualidade  no fabrico  das  motos,levando  a marca quase  ao fracasso,  não  fosse  a retomada pela  família   dos fundadores, que  deram  novo vigor  à  marca  e  a fez  chegar  aonde  ela  está  agora. Este  ano  a  Harley celebra   115 anos  de existência  ativa  e continua   sendo  uma maquina  de desejo  para muitos em centenas de   países.  A icônica  marca  ainda   domina   o sonho  de  muitos pelo planeta.
Mas a  Harley    não esta   sozinha  e  a demanda por motocicletas da marca esta   dividida entre os rivais do grupo baby boom, como a fabricante Indian, as  japonesas Honda  e Suzuki que têm oferecido melhores descontos aos clientes, nos  modelos  de  alto desempenho.
Os poderosos sindicatos da Volkswagen, que controlam a metade dos assentos no conselho de supervisão de 20 fabricantes de automóveis, ratificaram sua oposição à venda do fabricante italiano de motocicletas."A Ducati é uma jóia, cuja venda não é apoiada pelos representantes trabalhistas no conselho de supervisão da Volkswagen", disse a assessoria do conselho de empresas do grupo VW.
A Evercore enviou pacotes de informações para vários pretendentes potenciais, incluindo o proprietário anterior da Ducati Investindustrial. A Investindustrial comprou uma participação na Ducati antes da crise financeira, assumindo o controle da empresa antes de vendê-la à Audi em 2012.

Agora procura competir com as empresas de capital privado de peso pesado e os grandes players da indústria para recuperar o controle. Volkswagen, Audi, Harley-Davidson, KKR e Bain Capital se recusaram a comentar. Bajaj, Investindustrial e Permira não estavam imediatamente disponíveis. A Volkswagen, maior fabricante de automóveis da Europa, procura avançar para além de um escândalo de enganação e enxertia que manchou sua imagem, deixando-a a frente a bilhões de euros em multas e assentamentos. Um acordo bem sucedido para a Ducati, que no ano passado registrou receita de 593 milhões de euros. A Volkswagen disse, em junho, que analisaria seu portfólio de ativos e marcas, reavivando a especulação entre os analistas de que as empresas "não essenciais" poderiam ser colocadas à venda.
A Volkswagen espera aumentar entre 1,4 bilhões e 1,5 bilhão de euros da venda da Ducati, avaliado em 14a 15 vezes o lucro ante aos juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) de cerca de 100 milhões de euros, disseram as fontes.
O fabricante de automóveis alemão quer uma avaliação que reflita os múltiplos de troca de ativos similares na indústria automotiva, como o fabricante de automóveis italiano Ferrari (RACE.MI) que comercializa quase 30 vezes seus ganhos.
No entanto, talvez seja necessário comprometer o preço, uma vez que alguns dos concorrentes teriam dificuldade em pagar até 1,5 bilhão de euros para a Ducati. As expectativas de preços já se mostraram desafiadoras para alguns jogadores da indústria que recentemente decidiram contra a licitação.

A Indian,  Hero MotoCorp (HROM.NS) e sua rival TVS Motor Company (TVSM.NS) inicialmente manifestaram interesse na Ducati, mas foram adiadas pelo preço e decidiram se afastar. O mesmo fizeram  a BMW (BMWG.DE) e os fabricantes de motocicletas japonesas Honda (7267.T) e a Suzuki (7269.T), que  também decidiram contra a licitação para a Ducati, disseram fontes próximas à agencia Reuters.  A assessoria da BMW confirmou que a empresa alemã não estava interessada em Ducati, enquanto a Indian e TVS não estavam disponíveis para comentar.
Outra fonte próxima à Volkswagen disse que a venda da Ducati pode não ser finalizada antes do salão  anual de  motocicleta,  EICMA, em Milão, que  acontece em meados de novembro, já que a Volkswagen quer encontrar o comprador certo e o processo de vendas pode demorar.
A Indian é outro clássico  americano, também  a centenária marca esta de volta  após  muitas  paradas e  trocas de    comando  na  fabricação,  atualmente  sob o comando da Polaris, que   resgatou   a   marca do esquecimento  com  muito tecnologia e estilo. Originalmente a Indian foi   produzida de  1901 a 1953, em Springfield, Massachusetts , Estados Unidos. Hendee Manufacturing Company produziu inicialmente as motocicletas, mas o nome foi alterado para a Indian Motocycle Manufacturing Company  em 1928. Em 2011, a Polaris Industries comprou Indian Motorcycles e mudou as operações da Carolina do Norte e as fundiu em suas instalações existentes em Minnesota e Iowa . Em agosto de  2013 a Polaris colocou  de volta no mercado  várias motocicletas Indians modernas, que refletem o estilo tradicional da marca.
A história  da venda  da  Ducati esta  só começando.
Link matéria  original http://www.speeddirection.com/harley-davidson-enters-race-buy-ducati/


https://www.motoadventure.com.br/ducati-a-venda-grandes-marcas-se-apresentam-para-comprar-a-fabricante-italiana/

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